Espaço para comunicar erros nesta postagem
Um levantamento inédito sobre as UTIs no Brasil, conduzido com profissionais da área, evidencia um abismo na percepção de qualidade entre os serviços de saúde públicos e privados. As avaliações positivas são o dobro na rede particular, enquanto as negativas superam em até quatro vezes o patamar registrado no setor público.
O estudo faz parte do Inquérito Nacional sobre a Força de Trabalho Médica nas UTIs Brasileiras. A iniciativa foi promovida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), contando com o respaldo do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Para mapear a realidade do setor, os especialistas pontuaram de 0 a 5 itens fundamentais. Foram analisados fatores como infraestrutura, disponibilidade de medicamentos, número de leitos e capacitação das equipes clínicas.
Diante dos resultados, a Amib defende que as políticas públicas priorizem melhorias estruturais abrangentes. Para a entidade, o foco dos gestores não deve se limitar apenas ao aumento quantitativo de vagas.
O diagnóstico completo será apresentado a autoridades sanitárias e órgãos de controle. O objetivo é mobilizar o poder público para atender às recomendações apontadas pelos profissionais da linha de frente.
“Eventuais mudanças terão impacto em 43.901 leitos de UTI distribuídos pelo país, sendo 34.927 destinados a adultos e 8.974 à pediatria e neonatologia”, destacou a Amib.
Números da assistência
Os dados revelam que apenas 22,7% dos médicos veem adequação total de medicamentos essenciais no Sistema Único de Saúde (SUS). No segmento privado, esse índice atinge 57,7%.
Em relação às notas críticas, a escassez de remédios na rede pública foi reprovada por 16,1% dos participantes. Na iniciativa privada, esse percentual despenca para 3,8%.
A disparidade persiste na suficiência de leitos críticos. Apenas 24,1% dos profissionais deram nota máxima ao SUS, ao passo que a aprovação na rede particular chega a 51,4%.
Avaliações negativas
No grupo de notas mais baixas, de 0 a 2, cerca de 32,6% dos médicos classificaram a oferta de leitos públicos como deficiente. Nos hospitais privados, a insatisfação com o mesmo quesito ficou em 7,7%.
A única convergência expressiva entre os dois modelos ocorreu na burocracia. Os profissionais de ambas as redes reportaram níveis similares de sobrecarga com tarefas administrativas cotidianas.
Nossas notícias
no celular

O Vale Quer Saber
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se